Rua Alfredo Chaves, 1208/1601 - Centro - W Tower

SGAN 608 módulo F bloco A sala 226 – Asa Norte

Avaliação Clínica Direcionada

Diversas doenças, incluindo doenças sistêmicas, podem levar à queda dos cabelos.

Um diagnóstico correto realizado o mais precocemente possível é crucial para os resultados do tratamento. Para isto, é necessário colher diversos dados clínicos específicos na história do paciente e na história familiar, realizar exame físico com testes clínicos além de exames complementares.

Somente após uma avaliação clínica completa, é possível definir o melhor tratamento para cada caso, assim como determinar os cuidados necessários para cada tipo de cabelo.

Dermatoscopia Capilar

A dermatoscopia capilar, também chamada de tricoscopia, é um exame capilar indolor realizado dentro do consultório médico, com o auxílio de um videodermatoscópio, aparelho que fornecesse imagens detalhadas do couro cabeludo e dos fios. Trata-se de um procedimento muito importante para o diagnóstico de doenças e dos locais de comprometimento capilar, permitindo uma análise completa do couro cabeludo. A Tricoscopia é ainda uma excelente forma de medir resultados, já que com o exame é possível fazer um comparativo de imagens e o acompanhamento do tratamento de cada paciente.

Em especial para os pacientes candidatos a transplante capilar este exame é de suma importância para avaliar se o paciente é um bom candidato a realizar o tratamento cirúrgico, uma vez que ele detecta se existem doenças no couro cabeludo que podem prejudicar a pega dos enxertos durante o transplante capilar, inviabilizando o procedimento.

Microscopia Óptica das Hastes

Exame necessário para o diagnóstico de doenças que acometem as diferentes camadas da haste capilar. Possibilita a investigação de condições responsáveis pelo aumento da fragilidade e quebra capilar. São exemplos condições adquiridas como os danos causados pelo uso de agentes químicos, mas também condições decorrentes de diferentes síndromes genéticas.

Tricograma

Alguns pacientes serão submetidos a uma análise mais precisa do bulbo capilar (raiz do cabelo). Para esse exame extraímos uma mecha de cabelo – aproximadamente 50 fios em uma região lateral do couro cabeludo. Permitindo assim a análise mais precisa do ciclo de vida do seu cabelo. Esse exame é importante para pacientes com queda muito severa de cabelo em curto espaço de tempo ou para pacientes que não estão tendo sucesso no tratamento instituído.

Avaliação dos Fios Perdidos

A análise dos fios perdidos espontaneamente ao longo do dia auxilia no direcionamento diagnóstico, distinção entre queda e quebra capilar, assim como identificação da fase do ciclo capilar dos fios perdidos.

Avaliação

Biópsia

Em casos específicos pode ser necessária a realização de biópsia do couro cabeludo para o diagnóstico final. O procedimento, realizado no consultório, é rápido, necessita apenas de anestesia local o que possibilita a retirada de um pequeno fragmento de pele para posterior estudo histopatológico. De maneira geral, o paciente pode retornar às suas atividades no mesmo dia.

× Agende uma avaliação online!